Fabretti | Simples Nacional: Estatuto Nacional das Microempresas - ME e das Empresas de Pequeno Porte – EPP
9788522474738
Láudio Camargo Fabretti, Denise Fabretti e Dilene Ramos Fabretti
Editora Atlas
ISBN: 9788522474738
 

Material disponível
  • Material suplementar para alunos | Download

O que você vai encontrar em Fabretti | Simples Nacional: Estatuto Nacional das Microempresas - ME e das Empresas de Pequeno Porte – EPP

Este livro expõe, segundo a lógica jurídica e econômica, a parte relativa à nova tributação nacional e às normas empresariais aplicáveis às microempresas e empresas de pequeno porte (MPE), instituídas pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Com esse intuito, a obra está organizada em duas partes: a Geral e a Aplicada.

Na Parte Geral (que contempla os Capítulos 1 a 6) são apresentadas as noções fundamentais das legislações tributária e empresarial aplicáveis às MPE. Eles estão assim discriminados: Evolução da legislação tributária sobre as MPE; Tributo; Elementos do tributo; Lei, regulamentação e interpretação; Empresário, empresa, sociedades empresária e simples; e Títulos de Crédito e cheque.

Já na Parte Aplicada são estudadas e analisadas as normas gerais do Simples Nacional, as diversas formas de cálculo dos tributos, segundo a atividade econômica (comércio, exportação, indústria, prestação de serviços, locação de bens móveis etc.). Integram esta parte os Capítulos 7 a 18: Normais gerais; Tributação do comércio e da exportação; Tributação da indústria; Tributação dos serviços; Alternativas tributárias para as MPE; Lucro real; Lucro presumido; Normas civis e empresariais para as MPE; Obrigações fiscais e penalidades; Processo administrativo e judicial; Exclusão do Simples Nacional; e ICMS e ISS.

Para ilustrar os conceitos apresentados, cada capítulo referente à tributação do comércio, das indústrias e dos serviços demonstra casos práticos. Traz ainda como apêndice a Lei Geral das MPE e Modelos de contrato social e Tabelas de cálculo do comitê gestor.

Manual de consulta recomendado para advogados, contadores, auditores, administradores e pequenos empresários. Leitura complementar para a disciplina LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis e de DIREITO TRIBUTÁRIO para o curso de Direito.