Matias-Pereira | Curso de Administração Pública: Foco nas Instituições e Ações Governamentais
9788522483266

José Matias-Pereira

Editora Atlas
ISBN: 9788522483266
 

 
Material disponível
  • Material complementar para alunos | Download

O que você vai encontrar em Matias-Pereira | Curso de Administração Pública: Foco nas Instituições e Ações Governamentais
 

O tema abordado neste livro - Administração Pública - situa-se no campo da reflexão política que busca investigar a relação de causalidade entre o poder político, o poder econômico e o poder social, instâncias paralelas de mando que, em geral, cristalizam-se em sínteses instáveis. A complexidade e a amplitude do tema tratado exigem uma análise mais aprofundada dos sistemas político, social e econômico, bem como das instituições e ações governamentais.

O propósito deste livro - apoiado numa visão teórica e prática - é contribuir para aprofundar o debate e a compreensão dos leitores sobre as questões centrais que envolvem a importância da modernização do Estado para elevar sua capacidade de ofertar serviços públicos de qualidade à população. Assim, as discussões sobre a forma de tornar o Estado inteligente e a gestão pública competente permeiam esses debates, além de outros temas relevantes como o enfrentamento dos problemas socioeconômico-ambientais, o controle social, a transparência, o combate à corrupção e os novos desafios da administração pública no século XXI.

O autor sustenta no livro que o Estado, na busca de cumprir de forma adequada o seu papel, em especial na implementação das políticas públicas, deve priorizar os interesses dos cidadãos, a partir da elevação da qualidade no nível da gestão e da transparência governamental. Esse esforço leva o autor a argumentar, ao final, que a construção da cidadania e a consolidação da democracia no Brasil exigem um Estado inteligente e uma gestão pública competente, traduzidos na transparência e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Livro-texto para a disciplina Administração Pública dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia e Contabilidade, Ciências Políticas, Sociologia e Direito. Leitura complementar para as disciplinas Finanças Públicas, Políticas Públicas e Economia Política.