Crepaldi | Auditoria Contábil: Teoria e Prática
9788522480821

Silvio Aparecido Crepaldi

Editora Atlas
ISBN: 9788522480821
 

Material disponível
  • Material suplementar para professores | Download

O que você vai encontrar em Crepaldi | Auditoria Contábil: Teoria e Prática

 

Foi pensando em você, estudante e concursando, que elaboramos esta obra. Trata-se de um projeto pedagógico-editorial que, além de enfatizar a excelência didática e doutrinária de seus textos, propicia uma fonte de consulta rápida e prática que alia o estudo dinâmico e a completa revisão da Auditoria Contábil para exames e concursos.
O livro visa demonstrar a Auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade, de forma prática e de fácil compreensão para sua aplicação no dia a dia dos contadores, auditores, controllers e demais interessados.
O autor reuniu os frutos de uma longa experiência na matéria, de forma didática, tornando facilmente assimiláveis os fundamentos teóricos e as bases operacionais dos processos descritos, dentro de uma abordagem atual, prática e objetiva.
Destaca a parte prática da Auditoria, incluindo-se diversas rotinas reais analisadas e interpretadas, acompanhadas dos respectivos “pareceres” e de observações esclarecedoras. Ao longo do texto, mostra que a Auditoria é uma técnica que objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.
Manual para Exame de Suficiência, no qual a aprovação é requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme estabelecido pela Lei no 12.249/2010. As normas que regem o Exame estão previstas na Resolução CFC no 1.373/2011.
Também para o Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), instituído pela NBC PA 13, é um dos requisitos para a inscrição do Contador no CNAI, com vistas à atuação na área da Auditoria Independente.
Livro-texto para a disciplina Auditoria dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Análise de Sistemas de Informação. Por seu cunho atual, prático e objetivo, é recomendado como manual de consulta para contadores, administradores, economistas e analistas de sistemas, bem como para empresários e, principalmente, para os gerentes de auditoria envolvidos no processo de formação e treinamento de auditores.