Gomes/Niyama | Contabilidade de Instituições Financeiras
9788522467976

Amaro L. Oliveira Gomes e Jorge Katsumi Niyama

Editora Atlas
ISBN: 9788522467976
 

Material disponível
  • Material suplementar para professores | Download

O que você vai encontrar em Gomes/Niyama | Contabilidade de Instituições Financeiras

 

A importância das instituições financeiras como agentes da circulação de riqueza nas modernas economias de mercado, a busca por capital de baixo custo para financiar o desenvolvimento econômico pelo aquecimento da atividade empresarial, o fenômeno da falta de transparência, que pode redundar nos insucessos empresariais com impacto nas economias nacionais, como aconteceu recentemente nos países do sudeste asiático, tornam cada vez mais premente o debate público sobre o aperfeiçoamento da contabilidade das instituições financeiras.

Levando em consideração esses aspectos, esta obra se torna indispensável na literatura das finanças do Brasil. Apresenta as principais inovações da contabilidade no campo dessas instituições, abordando temas concernentes a operações de cessão de crédito, leasing, títulos e valores mobiliários, derivativos, provisão para créditos de liquidação duvidosa, instrumentos híbridos de capital e dívida, Basileia III e comparação entre NIIF (IFRS), CPC e o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - Cosif.

Tendo em conta que o Cosif é destinado a profissionais que atuam em instituições financeiras, os autores enriqueceram a abordagem teórica contida em cada capítulo, contemplando-os com exemplos que apresentam dados aproximados da realidade e exercícios/questões práticos.

Livro-texto para a disciplina Contabilidade de Instituições Financeiras e leitura complementar para as disciplinas Mercado Financeiro e Teoria da Contabilidade dos cursos de graduação em Contabilidade e Ciências Contábeis. Recomendado para programas de treinamento empresarial, cursos de capacitação internos em instituições financeiras e empresas de auditoria, bem como para analistas e outros profissionais que tenham interesse ou necessidade de conhecer melhor os procedimentos contábeis utilizados pelas instituições, entre outros.