Martins/Zilberknop | Português Instrumental: De Acordo com as Normas Atuais da ABNT
9788522457229

Dileta Silveira Martins e Lúbia Scliar Zilberknop

Editora LTC
ISBN: 9788522457229
 

Material disponível
  • Material complementar para professores | Download

O que você vai encontrar em Martins/Zilberknop | Português Instrumental: De Acordo com as Normas Atuais da ABNT

 

Este é um completo e atualizado manual prático de língua portuguesa, que ajuda você a compreender e a dominar o idioma, colocando ordem nas relações entre quem fala e quem ouve, entre quem escreve e quem lê, facilitando a compreensão e aumentando a efetividade na comunicação.

A Parte I abrange aspectos referentes a Comunicação, Estilo, Frase, Parágrafo e Discurso, fornecendo ao estudante um completo embasamento teórico-prático para a comunicação oral e escrita. Destaque-se nesta parte o capítulo sobre a Redação, vista aqui sob seus diversos ângulos: descrição, narração e dissertação.

A Parte II compreende o Português Técnico e Profissionalizante: abaixo assinado, ata, atestado, atos administrativos, carta comercial e oficial, circular, contrato, curriculum vitae, declaração, memorando, monografia, ofício, procuração, relatório e requerimento são alguns dos modelos apresentados e conceituados no livro. Capítulos especiais tratam da normalização bibliográfica e datilográfica.

A Parte III aborda tópicos gramaticais que esclarecem dúvidas mais comuns da língua portuguesa. São expostos estudos sobre fonologia, acentuação, crase, ortografia, pontuação, hífen, concordância, regência, verbos, uso dos "porquês", estrangeirismos, abreviações, entre outros. Destaca-se, nesta parte sobre Gramática, um capítulo que discorre sobre as dificuldades mais freqüentes da nossa língua.

Obra dirigida a todas as pessoas que necessitam utilizar a língua portuguesa no seu trabalho ou atividade. É indicada para o ensino médio (principalmente no último ano – preparativos para o vestibular), nos cursos básicos das faculdades e nos cursos de Letras. Na inserção dos assuntos que compõem este manual, não houve preocupação em repetir toda a gama dos títulos que, costumeiramente, aparecem nas gramáticas tradicionais. Procedeu-se, isto sim, a uma seleção de itens instrumentais, visando à boa comunicação.