Sá | Fluxo de Caixa: A Visão da Tesouraria e da Controladoria
9788522489374

Carlos Alexandre

Editora Atlas
ISBN: 9788522489374
 

Material disponível
  • Material suplementar para alunos | Download

O que você vai encontrar em Sá | Fluxo de Caixa: A Visão da Tesouraria e da Controladoria
 

A Lei 11.638/07, de 28 de dezembro de 2007, obriga as empresas de capital aberto e as empresas que, embora sendo de capital fechado, sejam consideradas de grande porte, a apresentarem a partir do exercício de 2008 a Demonstração do Fluxo de Caixa em substituição à Demonstração de Origem e Aplicação dos Recursos, a DOAR. Esta obrigatoriedade abriu um novo campo de pesquisas na análise das demonstrações financeiras, o qual começa a ser explorado pelos profissionais de mercado e do meio acadêmico.

Neste livro, o Prof. Carlos Alexandre Sá, em linguagem extremamente didática, aborda o fluxo de caixa em todos os seus aspectos e propõe uma técnica inovadora de análise e interpretação das demonstrações financeiras obtidas pelo regime de caixa.

Trata-se da obra mais completa sobre o assunto já publicada no Brasil e constitui leitura obrigatória, não apenas para os profissionais de tesouraria e controladoria, mas, também, para estudantes de ciências contábeis, administração de empresas e administração financeira.

“É uma verdade inconteste que toda boa empresa não deve passar por aflições relacionadas ao seu Caixa. Elas acabam induzindo terceiros - bancos, clientes, fornecedores, funcionários, acionistas - a extrapolarem ideias incorretas sobre o presente ou o futuro da empresa ou, mesmo, duvidarem da competência dos seus gestores.

A situação do Caixa é o mais contundente ‘retrato’ de uma empresa, mesmo considerando o lucro, valor da carteira de pedidos, capital, valor dos produtos estocados etc. Por isso os líderes empresariais americanos dizem: ‘Cash is King’. E quem trabalha em Fusões e Aquisições (M & A) sabe o quão atrativa se apresenta uma empresa que tem um Caixa bem gerido.

Para entender conceitos e ferramentas cuja aplicação resulte num saudável Fluxo de Caixa, o livro de Carlos Alexandre Sá , já na 5a edição, tem sido o melhor instrumento à disposição dos profissionais brasileiros, sejam eles ou não da área financeira. É uma honra poder fortemente recomendá-lo.”

José Luiz Alquéres
Conselheiro de várias empresas financeiras e industriais.
Ex-Diretor do BNDESPAR e da Cia Bozano Simonsen.
Ex-Presidente da Eletrobras, CERJ, Alstom do Brasil, MDU do Brasil e Light S. A.

“Vítimas de seu próprio sucesso. Ao invés de prosperarem, muitas empresas explorando segmentos de mercados em rápido crescimento estão ficando pelo caminho. Mesmo com belos faturamentos e bons lucros, seus gestores se veem sem o caixa necessário para sustentar o crescimento agressivo.

Incrédulos, pasmos, espantados, entram em declínio e não sabem responder como isso pôde acontecer frente a tantas oportunidades. Estes gestores precisam urgentemente assimilar os conceitos sobre o fluxo de caixa do Prof. Carlos Alexandre Sá.”

Otavio Lazarini Barbosa
Vice-Presidente Sênior do Westcon Group

“Estava faltando um livro na biblioteca dos profissionais de finanças. Um livro que abordasse de forma abrangente este importantíssimo instrumento de administração financeira e análise de investimento: o fluxo de caixa.

Este livro foi escrito pelo Prof. Carlos Alexandre Sá. Nesta obra, que acaba de alcançar sua 5a edição, o autor, em linguagem extremamente didática, disseca o processo de formação de caixa e apresenta um método absolutamente original de análise e interpretação da situação financeira e patrimonial de uma empresa a partir do seu fluxo de caixa.

Trata-se de um trabalho oportuno e relevante para profissionais que, como nós, convivem com este problema diariamente.”

Christiano Guimarães Fonseca Filho
Sócio-Fundador da Investidor Profissional Gestão de Recursos Ltda.