O comércio de produtos e serviços é um setor que recebe diretamente todas as exigências dos novos consumidores num mercado global, onde a oferta é muito maior do que a procura. Isso sinaliza claramente que tornar-se mais competitivo é a palavra de ordem. Além disso, o comércio é considerado pelos consumidores um “ente social”, ou seja, tem que ir muito além da simples rotina de comprar e vender; para isso, é preciso instrumentalizar-se com ferramentas dinâmicas e de grande eficácia, que sejam percebidas positivamente no mercado onde atua.
É dessas ferramentas que trata esta coleção. Ela é resultado da aplicação prática dos conceitos de planejamento e marketing em mais de 500 empresas do comércio e prestadoras de serviço no Brasil e Portugal. O projeto +COMÉRCIO, desenvolvido em Portugal, é um case de sucesso reconhecido pelo FSE (Fundo Social Europeu) e teve como base estes conteúdos, criados pelo autor, que tem mais de 30 anos de experiência como executivo, professor universitário e consultor neste setor.
Cada volume trata de um tema específico e tem aplicação prática imediata, sendo a coleção toda criada com uma metodologia organizada num processo de ações progressivas, que serve tanto para planejar um novo negócio, como revitalizar um negócio que já está em pleno funcionamento. Os 22 temas da coleção são inter-relacionados, mas podem também ser colocados em prática de forma independente, de acordo com o momento e a necessidade detectados.
Livro destinado a empresários, gestores e futuros empreendedores do comércio e prestadores de serviços, consultores e estudantes de temas como marketing, comunicação, planejamento, gestão comercial e arquitetura, design e decoração com foco em espaços comerciais.
Conheça a coleção completa do Guia Prático de Marketing para Comércio e Serviços Vol. 1 Como fazer um diagnóstico inicial Vol. 2 Posicionamento, a identidade da empresa Vol. 3 Como fazer uma análise PFOA (SWOT) com números Vol. 4 A missão e as estratégias básicas Vol. 5 O procedimento para fazer a escolha das estratégias Vol. 6 O planejamento do atendimento e o Supervendedor Vol. 7 O diagnóstico do atendimento Vol. 8 Como criar um calendário promocional Vol. 9 A técnica de observação do consumidor Vol. 10 Para Melhorar o produto loja e o vitrinismo Vol. 11 O endereço da empresa: geomarketing Vol. 12 O diagnóstico de geomarketing Vol. 13 A exposição e arrumação: visual merchandising Vol. 14 O diagnóstico de visual merchandising Vol. 15 As ações de comunicação e promoção Vol. 16 A gestão da marca do comércio Vol. 17 A análise da concorrência: benchmarking Vol. 18 A atuação como “não loja” e o conceito de “loja irmã” Vol. 19 O trade marketing e o controle das compras Vol. 20 Psicodrama do atendimento e atitudes para conquistar e manter clientes Vol. 21 O número mínimo de clientes e o check-list Vol. 22 Inovar para competir
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