Silva | Contabilidade Forense: Princípios e Fundamentos
9788522473557

Lino Martins da Silva

Editora Atlas
ISBN: 9788522473557
 

Material disponível
  • Material suplementar para alunos | Download

O que você vai encontrar em Silva | Contabilidade Forense: Princípios e Fundamentos

 

Na formação acadêmica dos contadores há uma tendência a menosprezar a importância do estudo relativo à prevenção e descoberta de fraudes, desfalques e de práticas contábeis inadequadas. Assim, esses profissionais entram no mercado de trabalho conhecendo todos os princípios contábeis e normas de auditoria, mas sem expertise para identificar correlações entre tais regras e eventuais transações irregulares que afetem o patrimônio tanto de pessoas jurídicas como de pessoas físicas.

Estudar as fraudes e seus reflexos no patrimônio das organizações ainda é assunto tabu para muitos profissionais, por isso é de significativa importância o estudo das alterações patrimoniais decorrentes da ação de qualquer pessoa que atue ou tenha relações com a organização face à possibilidade da ocorrência de práticas inadequadas que impliquem em perda real, potencial ou remota da massa patrimonial.

Com o objetivo de trazer à reflexão a questão das práticas inadequadas, este livro é dedicado a contadores e auditores, bem como a todos os que exercem atividades estratégicas nas empresas, em especial aqueles que precisem identificar os riscos e as contingências da atividade econômica e influenciar na correção imediata dos desvios, com o objetivo de proteger os recursos aplicados.

Obra recomendada para contadores, psicólogos, advogados, juízes, promotores, procuradores, auditores, membros de Comissões Parlamentares de Inquérito e todos os que de algum modo necessitam implementar controles preventivos ou encontrar elementos comprobatórios de práticas inadequadas, fraudes, desvios ou simulações.

Leitura complementar para as disciplinas de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Direito que envolvam a necessidade de conhecimentos de auditoria e perícia voltados para a investigação forense.