Este livro foi escrito para as pessoas que querem conhecer os fundamentos de marketing, aplicados a produtos (bens e serviços) e aos mercados consumidor (B2C) e empresarial (B2B) e que dão suporte às estratégias de negócios das empresas. Em particular, enfatiza a visão e as principais condutas que as diversas áreas de uma empresa adotam para ter sucesso na gestão de suas marcas de produtos, mercados e negócios. Possui também 6 capítulos (na 2ª parte do livro) que descrevem como é realizada a gestão da comunicação integrada de marketing na prática.
É destinado a alunas e alunos de Administração, de Marketing, de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo) e de Relações Internacionais, que estudam disciplinas ligadas a marketing e a comunicação de marketing. Será uma fonte de referência para professoras e professores, no ensino dos conteúdos dessas disciplinas, nos cursos oferecidos nas faculdades brasileiras.
Servirá também como guia de consulta para profissionais que desejam implementar uma gestão de marketing orientada por uma visão global do ambiente de mercado e de negócios da empresa, pela recustomização do cenário mundial, pela preocupação com responsabilidade socioambiental, bem como definir os investimentos em marketing e a taxa de retorno que irão propiciar para garantir a sobrevivência perene e a sustentabilidade de suas empresas. Tais profissionais pesquisam e gerenciam produtos, preços, distribuição e comunicação. Formulam e adotam estratégias que levam suas empresas à conquista e à fidelização de clientes.
A aplicação dos fundamentos de marketing possibilita à empresa tomar decisões com maior chance de sucesso, independentemente de seu porte, do produto que comercializa e do tipo de mercado em que atua. Finalmente, procuramos transmitir neste livro tudo o que temos aprendido como professores, profissionais e consultores de empresas. Das salas de aula e de nosso trabalho junto a diversas empresas extraímos as afirmações que fizemos, tudo de acordo com a realidade das empresas brasileiras.
Como leitores de autores nacionais e estrangeiros, neles procuramos embasamento acadêmico e conceitual. Foram selecionados em todas as vertentes de administração, de marketing e de comunicação nas suas respectivas especialidades.
Os professores que adotarem o livro podem acessar os materiais suplementares de apoio pedagógico clicando aqui.
Parte I - As organizações e as estruturas tradicionais
1. Estruturas, formatos, desenhos e arquiteturas organizacionais
2. Tipos de estrutura
3. As cinco configurações básicas de Henry Mintzberg
Parte II - Modificações nos fatores contingenciais
4. A automação e seus reflexos nas organizações: do fordismo à tecnologia da informação
5. O ambiente das organizações: do continuísmo ao dinamismo
6. A estratégia das organizações: Da integração à especialização
Parte III - Modificações internas
7. Novas possibilidades organizacionais
8. Novas formas de coordenação
Parte IV - A burocracia automatizada e suas variações
9. A burocracia automatizada
10. Variações da burocracia automatizada
Parte V - Para Finalizar
11. Considerações finais
Nelio Oliveira é mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou durante anos em diversas organizações públicas, privadas e de economia mista. Atualmente é professor dos cursos de Administração e Sistemas de Informações
na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
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