Edmonds | Como Pensar Sobre Algoritmos
Edmonds | Como Pensar Sobre Algoritmos
Jeff Edmonds
Editora LTC
ISBN: 9788521617310

Material disponível
  • Material complementar para professores | Download

"Seu subconsciente não entende códigos em Java"
O que você vai encontrar em Edmonds | Como Pensar Sobre Algoritmos

O objetivo nesta obra não é apresentar o pacote completo, bem embrulhadinho e limpo, mas percorrer vagarosamente e com profundidade cada etapa do desenvolvimento dos algoritmos. Foram adicionados muitos inícios falsos, na esperança de que isso ajudará os estudantes a desenvolverem algoritmos por conta própria. As pessoas que desenvolvem algoritmos têm diferentes maneiras de pensar, além de uma intuição que, de modo geral, não é ensinada. A premissa básica de Como pensar sobre algoritmos é que isso não pode ser ensinado, mas tem que ser descoberto individualmente. Este livro tenta ensinar os estudantes a pensar como quem projeta algoritmos.
Jeff Edmonds escreveu um livro divertido, organizado em blocos, cada um contendo um título e um único pensamento. O autor concentra-se na estrutura e na demonstração de correção de meta-algoritmos iterativos e recursivos e, dentro desses, de meta-algoritmos gulosos e de programação dinâmica. Ao aprender esses e suas demonstrações de correção, pode-se compreender facilmente a maioria dos algoritmos. O desafio é que pensar sobre meta-algoritmos exige bastante abstração. São apresentados analogias, paradigmas e diferentes notações, dentro dos quais é possível desenvolver e pensar sobre algoritmos. 

"Abstração é o que ocorre quando você traduz as equações, as regras e a essência subjacente do problema não apenas em uma linguagem que possa ser comunicada ao passageiro que viaja ao seu lado no ônibus, mas também em uma forma que possa ser absorvida pelo seu subconsciente e fazer parte dele. Porque é o seu subconsciente que dá o salto milagroso de inspiração, não a sua transpiração lenta nem a sua lógica esperta. E, diferentemente de você, seu subconsciente não entende códigos em Java."