Canedo | Fenômenos de Transporte
Canedo | Fenômenos de Transporte

Eduardo Luis Canedo

Editora LTC
ISBN: 9788521617556

Material disponível
  • Material complementar para professores | Download

Com uma abordagem elegante, lançamento da LTC apresenta um panorama dos conceitos e métodos clássicos da moderna Engenharia de Materiais
O que você vai encontrar em Canedo | Fenômenos de Transporte

Fenômenos de Transporte nasceu onde está a melhor estratégia de ensino e aprendizado: em sala de aula. Baseado nas notas do autor estruturadas durante o curso de graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o livro não pretende ser abrangente, mas apresenta os tópicos mais importantes em Engenharia de Materiais, de forma que possam ser assimilados pelo estudante médio e que, no conjunto, apresentem um panorama dos conceitos e métodos clássicos utilizados nesta área da física aplicada.
Alguns assuntos receberam tratamento mais detalhado do que outros, com destaque para escoamento laminar de fluidos incompressíveis em dutos, fluidos não newtonianos puramente viscosos e transferência de calor em dutos, sem e com dissipação viscosa, entre outros. A inclusão de uma seção sobre misturas é um dos atrativos dessa edição, já que este tema é, erroneamente, negligenciado nos livros para engenheiros mecânicos (que acreditam não precisar dele) e engenheiros químicos (que aprendem a matéria em outras disciplinas do currículo).
Os fenômenos de transporte fazem parte da física aplicada e, por tabela, são estruturados sobre a matemática. Por isso, aqueles que buscam aprender a matéria sem passar por cálculo ficarão decepcionados. Tanto a formulação das equações de variação em sua forma mais geral e elegante, quanto a apresentação de correlações empíricas para os coeficientes de transferência têm sido reduzidas para dar espaço a um tratamento mais detalhado da resolução de problemas usando os métodos analíticos convencionais. Esse é o ponto enfatizado na obra: a modelagem matemática da realidade física, os métodos utilizados para resolver os problemas idealizados e as limitações dos resultados obtidos.
Os assuntos são apresentados basicamente na ordem tradicional: mecânica dos fluidos, transferência de calor e transferência de massa, e englobam: estrutura dos fenômenos de transporte; fluidos e sólidos; hidrostática; atrito viscoso; regimes de escoamento; escoamentos básicos, complexos e externos; balanços microscópicos de matéria e quantidade de movimento; balanço macroscópico de energia mecânica e aplicações; transferência de calor em sólidos e em fluidos; e transferência de massa.
Anexos com questões matemáticas, além das técnicas básicas de cálculo, e alguns problemas numéricos acompanham e estendem o texto na forma de exemplos de utilização dos resultados em casos específicos de interesse na engenharia de materiais. O livro termina com um capítulo dedicado às misturas e aos processos de mistura, completando esta que é a obra adequada para quem quer estudar fenômenos de transporte de maneira localizada, permitindo ao estudante construir seu arsenal de situações conhecidas e desenvolver uma forma de aproximar-se dos problemas novos.