Valerius | Atlas de Neuroanatomia
9788572887441
Valerius, Klaus-Peter
Editora Santos
ISBN: 9788572887441

Material disponível
  • Vídeos com apresentação  da anatomia do sistema nervoso central (acesso livre) | Visualizar

Conulta  rápida e fácil para o estudante de medicina e demais áreas de saúde!

Após o sucesso do Atlas de Anatomia, despertou a idéia de fazer um filme e um atlas para o sistema nervoso central. A pretensão desta apresentação não foi substituir um livro-texto, seminário ou um extenso curso de anatomia em neuroanatomia. Com a ajuda deste filme e atlas visa-se fornecer ao estudante de medicina um suplemento para o estudo da neuroanatomia. A dissecação e espécime trabalhado desta maneira pode ser estudado em totalidade sem distorções e ajudando na melhor orientação do complexo cérebro humano e auxiliando este com a terminologia do sistema nervoso central.

O atlas fotográfico promove um pronto acesso e ainda material para continuar o plano de sequência do filme. Dessa maneira, nem todas as estruturas são visíveis e nem podem ser nominadas em somente uma demonstração, as figuras do atlas fotográfico com indicações detalhadas contribuem paralelamente para
as principais cenas do filme.

Foi dada atenção especial à importância clínica das meninges, assim como aos nervos cranianos e aos vasos do esqueleto craniano internamente. Foram usados encéfalos fixados em formol, como na maioria dos cursos de anatomia pré-clínica. Não foi dada atenção para as complicadas preparações e dissecações de tratos nervosos ou dissecações de técnicas especiais. Dessa maneira, concentrou-se na apresentação de um material altamente preciso e com uma melhor apresentação possível, explicações funcionais foram omitidas, e foram feitas no Atlas de Anatomia dissecações de material humano de maneira tradicional.

Principais características

  • Com todas as indicações correspondentes às ilustrações no Atlas
  • Sequências do vídeo comentadas em detalhes sobre as dissecações
  • A terminologia anglicana foi explorada, assim como a grande maioria dos termos da língua inglesa, adequando-se à terminologia anatômica.