Vivemos um período de profundas mudanças e a globalização dos mercados cresce em meio à aceitação universal do modelo democrático da livre iniciativa e das novas tecnologias de comunicação, entre elas o telefone celular e a Internet. O Marketing Internacional ganha papel fundamental neste tempo de comércio sem fronteiras e afetado por questões como equilíbrio demográfico, aquecimento global e meio ambiente, avanço das ciências biológicas, tecnologia e poderio militar, entre outros. A obra acompanha estas transformações no marketing global, aborda seus aspectos cultural e ambiental, analisa novas oportunidades e o impacto resultante das três tendências importantes do mercado atual: a expansão dos emergentes, o crescimento do segmento de classe média e a criação dos grupos regionais. Esta edição traz novidades: enfatiza as questões da competição, as mudanças nas estruturas do mercado, a ética e a responsabilidade social, as negociações e a preparação do administrador para o Século 21. Outras inovações são os mapas em cores, a abertura dos capítulos com uma Perspectiva Global, um exemplo real de experiências corporativas; a valorização da Internet como ferramenta (sempre que cita dados obtidos na Web aponta o endereço de origem); os novos Exemplos e Ilustrações, os boxes Atravessando Fronteiras, com questões contemporâneas que visam estimular o pensamento crítico do leitor e a Agenda do País, uma ferramenta online que permite uma completa investigação de um mercado-alvo no exterior.
Os professores que adotarem o livro podem acessar os materiais suplementares de apoio pedagógico clicando aqui.
Parte I - As organizações e as estruturas tradicionais
1. Estruturas, formatos, desenhos e arquiteturas organizacionais
2. Tipos de estrutura
3. As cinco configurações básicas de Henry Mintzberg
Parte II - Modificações nos fatores contingenciais
4. A automação e seus reflexos nas organizações: do fordismo à tecnologia da informação
5. O ambiente das organizações: do continuísmo ao dinamismo
6. A estratégia das organizações: Da integração à especialização
Parte III - Modificações internas
7. Novas possibilidades organizacionais
8. Novas formas de coordenação
Parte IV - A burocracia automatizada e suas variações
9. A burocracia automatizada
10. Variações da burocracia automatizada
Parte V - Para Finalizar
11. Considerações finais
Nelio Oliveira é mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou durante anos em diversas organizações públicas, privadas e de economia mista. Atualmente é professor dos cursos de Administração e Sistemas de Informações
na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
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